segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cras no bairro Juçara promove festa de confraternização‏

Texto e foto: Camila Graziela

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Juçara, promoveu festa de confraternização para usuários do Programa de Acompanhamento Integral à Família (Paif), na sexta-feira (11). A ação encerra atividades do ano, numa iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


Cerca de 160 pessoas compareceram ao evento, que foi aberto com expressão corporal por alunas da oficina de zumba. A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, desejou que “a alegria desse momento de confraternização permaneça na vida de todos durante o novo ano”.

Segundo a coordenadora do Cras, Aretusa de Paula Rodrigues, além da confraternização, esse é o momento de mostrar o que os usuários fizeram durante o ano. “Hoje estamos entregando, para nossas atendidas, uma sacola bordada por elas com tudo o que produziram durante as oficinas de patchwork e artesanato”.



Participantes da oficina de patchwork, oferecida gratuitamente, estavam vestidas com camisetas bordadas por elas durante o curso. Para Luzia Porfírio, de 52 anos, frequentar o Cras está ajudando a superar a perda do neto dela. “Aqui está sendo uma terapia pra mim”, comentou.

Nazaré de Freitas Barbosa, 55, era puro orgulho ao receber e ver os trabalhos que produziu, como guardanapo, toalha de mesa, bolsa de tecido. “Eu estou super feliz hoje ao vestir uma camiseta que eu bordei. Receber tudo o que eu fiz ao longo do ano me deixou surpresa e satisfeita, porque eu jamais pensei que um dia seria capaz de produzir coisas tão lindas como estas”, declarou.

Maria Aparecida Reis Miranda, 53, afirmou ser frequentadora assídua das aulas de ginástica, também oferecidas gratuitamente pelo Cras.”Há seis anos eu faço ginástica aqui, e não sei o que é sentir dor. A ginástica é tudo na minha vida”.
 CRAS JUÇARA 
Criado no município em 2009, o Cras no bairro Juçara desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências e idosos. A unidade está localizada na rua Raul de Oliveira, 180, atende mensalmente cerca de 400 famílias e funciona das 8h às 17h.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br


-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: