terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Meninos do Programa Lobato têm rotina alterada com artes marcais e rimas

Texto: Camila Graziela

A rotina dos meninos do Programa Lobato (Sítio da Criança) foi alterada no sábado e sexta-feira, dias movimentados e competitivos. No sábado (28) aconteceu o 1.º Campeonato de Artes Marciais, no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Plácido Rocha, com a participação de assistidos no Programa João Arlindo. A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, representou o prefeito Cido Sério, em companhia da diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer.


Aproximadamente 90 meninos disputaram quatro modalidades: solo amador, quedas, esgrima e combate por pontos. Os ganhadores (1.º, 2.º e 3.º lugares) receberam medalhas. Os demais participantes ganharam outros prêmios. A programação teve por objetivo despertar e desenvolver o senso rítmico, a motricidade e a coordenação motora, promovendo o interesse e a busca pelo sucesso por meio do esporte. “Com isso estamos proporcionando a socialização, a integração e o estímulo para a capacidade de concentração, raciocínio, afetividade e harmonia”, argumentou a coordenadora pedagógica Rosângela Oliveira.



 RIMAS

Na sexta-feira (27) aconteceu o 1.º Campeonato de Rimas. A coordenadora pedagógica diz que o evento teve o intuito de envolver os meninos com a música, utilizando uma linguagem do cotidiano deles, com estímulos para o talento e a criatividade na elaboração das rimas.

“Essa prática aproximou os usuários, que durante o tempo de ensaio estreitaram os laços, fortalecendo vínculos e melhorando a convivência”, explicou a profissional. DJ Marcão foi um dos jurados, e falou sobre sua história de vida e como conseguiu desenvolver esse ritmo musical. Outro jurado foi Marçal, proprietário da loja Bob Shop, que doou premiações. As ações foram iniciativas da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

SÍTIO DA CRIANÇA 
Programa Lobato (Sítio da Criança) foi inaugurado em 1995 e oferece serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos, do sexo masculino. Localizado na rua Luiz Pinto Chaves, 430, no bairro Tanne Andraus, o funcionamento é das 7h30 às 17h.

Atualmente, 143 meninos são beneficiados. A unidade tem como objetivos a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessas faixas etárias.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: