quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Crianças e adolescentes têm dia de festa no Secoi‏


Crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência Infantojuvenil (Secoi) tiveram um dia marcado por festividades na quarta-feira (16). Eles foram surpreendidos com a chegada do Papai Noel do Shopping Praça Nova Araçatuba. Durante café da tarde especial, o bom velhinho distribuiu presentes para cada integrante.


No início da noite, os participantes foram ao Teatro Municipal Castro Alves, para apresentações aos familiares. A ação encerrou as atividades deste ano, numa iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Cerca de 150 pessoas, entre atendidos e familiares estiveram presentes.


O evento foi iniciado com exibição de vídeo sobre atividades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora técnica Anézia Gabas, o intuito ao produzir vídeorretrospectiva foi o de mostrar aos pais e responsáveis atividades que os filhos deles desenvolveram no decorrer do ano. Na sequência, integrantes subiram ao palco e, ao som das músicas ‘Planeta Água’, ‘Mãe Natureza’ e ‘Hino de Natal’, apresentaram coreografias ensaiadas especialmente para a ocasião. No final foi servido um coquetel e cada mãe recebeu uma carteira de presente.



Mariana Aparecida Martins de Souza, de 32 anos, contou que tem um filho e dois sobrinhos, sob a guarda dela, que participam do programa. “Para mim está sendo muito bom, porque eu saía pra trabalhar e eles ficavam em casa sozinhos, e eu não ficava em paz. Agora, com eles no Secoi, eu fico mais tranquila, sem falar que lá eles estão sempre aprendendo algo”.



SECOI 
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) criado pelo Governo Federal há 18 anos e implantado no Município em 2001 deu lugar ao Serviço de Convivência Infantojuvenil. Em vez de combater o trabalho infantil, o equipamento atua na prevenção, ofertando atendimento psicossocial, oficinas culturais, artísticas, artesanais e socioeducativas para crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, em situação de vulnerabilidade, além de ações que fortaleçam a permanência na escola. Atualmente, a unidade atende 85 crianças e adolescentes, na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: