quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Creas promove confraternização para crianças e adolescentes‏

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu na noite de terça-feira (15) confraternização para usuários do Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu em bufê infantil e reuniu cerca de 150 pessoas, entre atendidos e familiares. A iniciativa foi da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


O coordenador técnico Edson Neves Terra Júnior explica que além de encerrar as atividades de 2015, o evento também é um espaço de estreitamento dos laços das crianças com os pais e com a equipe técnica. “Momentos como esse são  muito importantes porque fortalecem os vínculos entre as famílias e também conosco”. 

A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, disse aos presentes que o maior objetivo da gestão do prefeito Cido Sério é resgatar os direitos dos menos favorecidos. Ela destacou ainda as oficinas de capacitações oferecidas gratuitamente para atendidos e familiares durante esse ano, e assegurou que em 2016 serão ainda mais intensificadas.

O destaque do evento foi chegada do Papai Noel, para fazer entrega dos presentes. Eufóricas, as crianças cercaram o bom velhinho, que entregou um kit de jogos contendo dama, ludo e dominó para cada uma. Ao final, cada família levou uma cesta de natal. 

Entre os presentes estava uma jovem de 24 anos, em companhia de quatro irmãs, sob guarda dela, sendo duas especiais. Ela chegou à unidade recentemente devido ao fato de que duas irmãs, uma de dez e outra de 17 anos, portadora de cuidados especiais, foram vítimas de abuso. “Tive que sair do meu trabalho para cuidar, em tempo integral, das minhas irmãs. No Creas estou tendo todo apoio necessário para lidar com a situação, e está sendo de extrema importância para todos nós”, comentou.



CREAS 
Inaugurado na cidade em 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que elas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, das 8h às 17h30.

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: