quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Creas promove oficina de panetones para familiares de atendidos‏

Texto e foto: Camila Graziela

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araçatuba promoveu mais uma oficina de capacitação e geração de renda para familiares dos atendidos. Desta vez, eles aprenderam a confeccionar panetones, doces e salgados. A oficina foi coordenada pela nutricionista Léia Cristina Pitta Rodrigues, do Serviço Social da Indústria (Sesi), que cedeu espaço da cozinha nos dias 25 e 30 de novembro, no período da tarde.


A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, participou do encerramento. Ela desejou que todas as participantes façam bom uso do curso. “Oficinas como esta só acrescentam na vida da gente. Nosso maior objetivo é conseguir colocar muitas de vocês no mercado de trabalho”, enfatizou a secretária. 
O coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, ressaltou que as oficinas de capacitações que estão sendo oferecidas gratuitamente desde o início deste ano têm por objetivo promover autonomia das famílias, possibilitar mecanismos de geração de renda e também combater a violência. ”Projetos como esses auxiliam na prevenção à violência, pois com a geração de renda ocorre melhoria no convívio familiar. Nós tivemos experiências que deram certo em oficinas anteriores, em que muitas pessoas aproveitaram os novos conhecimentos e já estão ganhando dinheiro”.

Quem confirma isso é a mãe de uma jovem de 18 anos, usuária do Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Ela conta que trabalhava no comércio e precisou sair do emprego para ficar com a filha, após a adolescente, que é especial, sofrer abuso. “Eu tenho participado de todas as oficinas, que estão sendo uma bênção de Deus na nossa vida. Graças a esses cursos ganho meu dinheiro fazendo bolos diversos, trufas e docinhos em geral. E ainda fico tempo integral com minha filha”.

Uma dona de casa de 40 anos disse ter gostado muito do curso e que pretende colocar em prática para a família. “Eu amo cozinhar. Adorei fazer esse curso. O panetone da ceia de natal deste ano já está garantido”. A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.




CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, Creas é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizada na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, a unidade possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (portadores de necessidades especiais vítimas de violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: