quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Prefeitura inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social‏

Texto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba inaugurou na quarta-feira (9) a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Localizado no cruzamento das ruas Bandeirantes e Quinze de Novembro, o novo prédio possui 700 metros quadrados e foi cedido ao Município pela União por meio do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), com isenção de pagamento de aluguel. O imóvel precisou apenas de adequações na rede elétrica, para suportar o sistema de computadores conectados à internet visando transferência de informações dos usuários cadastrados.

Quase 300 pessoas compareceram à solenidade, com as presenças do prefeito Cido Sério; dos vereadores Cido Saraiva, presidente da Câmara e Durvalina Garcia; da secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado; da secretária de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda; do secretário de Governo, Professor Cláudio; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Massano; de demais secretários, servidores municipais e do representante da Caixa Econômica Federal, Roberto Della Bandeira. O evento foi aberto com apresentação musical de integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na sequência, meninos do Programa Lobato (Sítio da Criança) fizeram demonstrações de kung fu.

A secretária Marta Dourado elencou os 16 programas vinculados à pasta, destacando que dez mil pessoas são atendidas por mês, nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pontos de apoio distribuídos na cidade. Ao todo, mais de 16 mil pessoas são atendidas mensalmente. Ela informou que a equipe da secretaria cresceu muito nos últimos anos. “Devido a esse necessário crescimento, o prédio antigo ficou pequeno para acomodar funcionários e manter atendimento de qualidade aos usuários, que ficaram com o conforto e comodidade comprometidos”. 

Marta Dourado acrescentou que “quando o prefeito Cido Sério assumiu o governo, a secretaria contava apenas com 26 funcionários. Esse número saltou para 104, somando mais 82 colaboradores terceirizados. Dos 16 programas que temos, oito estão instalados em prédio próprio. Nossa gestão é moderna, toda informatizada, o que permite maior celeridade e eficiência em nossos serviços. Isso graças ao nosso prefeito, que sempre priorizou os menos favorecidos”. 

A secretária relatou ainda que “há tempos o município procurava um novo local para acomodar a equipe. Quando soubemos que o imóvel pertencia à União, fizemos contato com o Ministério Público, que intermediou o repasse. O prédio atende nossas expectativas. Por isso fizemos a solicitação. E estamos iniciando hoje nova etapa nos nossos serviços”.



O prefeito Cido Sério destacou que quando assumiu a gestão da Prefeitura ele tinha uma prioridade: atender a população mais carente. “Tenho certeza de que conseguimos cumprir nossa prioridade. Quando eu passo pelos bairros Águas Claras, Porto Real, Jardim Atlântico, Beatriz e condomínio Vitória, por exemplo, vejo a mudança de vida que essas pessoas tiveram. Esse era o nosso maior objetivo no início do governo: contribuir para mudanças qualitativas na vida das pessoas que mais precisam, em toda cidade. E esse continua sendo nosso compromisso”.

ASSISTÊNCIA SOCIAL 
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba planeja, coordena e executa as políticas públicas de assistência social dirigidas às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e desvantagem socioeconômica no Município. Para tanto, traça metas a serem cumpridas por meio da interação dos governos Federal, Estadual e Municipal. 
Em Araçatuba, a secretaria é responsável pelos seguintes programas e unidades assistenciais: Bolsa Família, Restaurante Popular, Ação Jovem, Secoi (Serviço de Convivência Infantojuvenil), Programa Lobato (Sítio da Criança), Casa Abrigo (para meninas), Casa Abrigo (para meninos), CRM (Centro de Referência da Mulher), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Renda Cidadã, além de cinco unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Todos se dividem em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Junto à Secretaria de Assistência Social funciona o Fundo Social de Solidariedade. Compete ao órgão estruturar agenda social visando profissionalização, ampliação da rede social – com promoção de campanhas solidárias para arrecadar agasalhos, alimentos e acessórios para pessoas com deficiência física – e estímulo ao voluntariado.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: