sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Alunos do Renda Cidadã recebem certificados

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, fez a entrega de certificados para participantes do programa Renda Cidadã, em cerimônia realizada no Sest/Senat na tarde desta sexta-feira (22). Ao todo, 60 pessoas se formaram neste semestre nos cursos de culinária para restaurante, chocolateria, texturização e panificação e confeitaria. As oficinas tiveram duração de três meses, com início em agosto e término neste mês.

Na solenidade, os participantes assistiram a vídeos sobre empregabilidade e uma matéria elaborada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, sobre os cursos recém-terminados. Presente no evento, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, destacou a importância das atividades, não só para a possível inserção dos participantes no mercado de trabalho, mas também pelo resgate da autoestima e valorização do ser humano.

“A gente fica feliz com a satisfação das pessoas, em ver que elas se sentem cada vez mais valorizadas com esses cursos”, disse. O diretor do Sest/Senat, Pedro Manoel Neves, agradeceu a parceria e evidenciou a necessidade que o mercado de trabalho tem em contratar pessoas qualificadas. “Percebemos que há uma necessidade em Araçatuba de ter pessoas com conhecimento nessas áreas. Por isso, as oficinas vieram para trazer esse conhecimento e perspectivas de emprego”, disse.

Oportunidade

Ao receber o certificado, o representante de cada turma falou em nome dos demais alunos. Terezinha Ribeiro dos Santos, do curso de culinária para restaurante, ressaltou a importância do conhecimento adquirido. “Ter participado deste curso nos deixa muito felizes, não só pelas aulas mas pelos amigos que fizemos, pela oportunidade de crescimento. Espero que as portas se abram pra gente conseguir um bom emprego”, disse.

Já Tânia Maria da Silva Costa, do curso de panificação e confeitaria, agradeceu ao prefeito Cido Sério, à secretária Cidinha Lacerda e às assistentes sociais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara, onde ela se inscreveu para o curso. A aluna disse que a oficina, que foi gratuita, ajudou na sua formação. “Se fosse para pagar um curso desses, eu não teria condições. Tenho certeza que, a partir de agora, as portas vão se abrir pra nós, porque estamos buscando o crescimento pessoal e profissional”, destacou.

A solenidade contou com a presença de empresários locais, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Wilson Marinho, e Betinha Bernardes, da Betinha’s Trufas, que colaborou com o curso de chocolateria. A empresária presenteou os formandos com chocolates e disse que está de olho nos recém-formados. “Podem mandar seus currículos, a gente vai olhar com carinho”, disse.

O programa

Atuando em parceria com os CRAS, o programa Renda Cidadã é um programa mantido pela Prefeitura em parceria com o governo estadual. Ele tem por objetivo atender às famílias com baixa renda, propiciando apoio financeiro temporário, associado a iniciativas com enfoque socioeducativo e de geração de renda. Os beneficiários recebem cursos gratuitos, como de bordado e corte e costura. Neste semestre, a administração municipal firmou convênio para implementar o projeto “Complementando a Renda Cidadã”, que investiu R$ 30 mil nos novos cursos deste semestre.

Nenhum comentário: