segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Programa Lobato realiza atividades em comemoração ao Dia da Criança

A Secretaria de Assistência Social de Araçatuba, por meio do Programa Lobato – Sítio da Criança, realizou na sexta feira (8) algumas atividades para celebrar o Dia da Criança. Os meninos inscritos no programa tiveram refeições especiais e, entre as ações, participaram de brincadeiras e do plantio de oito árvores.

Segundo a coordenadora do Programa Lobato, Sônia Gomes Vieira, o objetivo foi homenagear os atendidos e proporcionar-lhes atividades diferenciadas nas vésperas do Dia da Criança. Ela disse que no café da manhã foi servido leite, pão e cereais. Em seguida, com o auxílio de monitores, os meninos plantaram quatro pitangueiras, dois marmeleiros, uma cajamangueira e um abacateiro.

Durante o dia, eles ainda tiveram a opção de jogar pingue-pongue, futebol, pescar e assistir ao filme “Up, uma Aventura nas Alturas”. O almoço também foi especial para a comemoração, pois foi servida lasanha e bolo de chocolate com refrigerante. Os meninos também receberam presentes no encerramento das atividades do dia.

De acordo com Sônia, já na quarta-feira (6) as crianças e adolescentes foram levados a uma sessão de cinema no shopping, ocasião em que assistiram ao filme “Toy Story 3”. “Muitos deles nunca tinham ido ao cinema. Então, foi um momento muito especial para todos. Eles ficaram maravilhados”, destacou a coordenadora.

O programa

Mantido pelo Governo Municipal, o Programa Lobato - Sítio da Criança atende 163 meninos com idades entre nove e 15 anos. Integrante da rede de Proteção Básica do município, o programa busca garantir os direitos dos atendidos, prevenindo situações de risco pessoal e social por meio de ações socioeducativas complementares à escola e de apoio psicossocial e pedagógico.

Além disso, tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares. Entre as atividades desenvolvidas no programa estão passeios, apoio escolar e oficinas de jardinagem, pequenos animais, psicultura e plantas medicinais, horticultura e artes. Com essas ações, o programa visa valorizar potencialidades e preparar os meninos para os desafios futuros.

Nenhum comentário: