sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Programa de Orientação Profissional para Jovens tem início

As aulas do Programa de Orientação Profissional para Jovens começaram nesta sexta-feira (1°). O projeto é uma iniciativa do Governo de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e de Assistência Social (SMAS), em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Ao todo, 52 jovens foram inscritos.

Inicialmente, seriam oferecidas 40 vagas, mas como a procura foi grande os organizadores ampliaram o número. A aula inaugural foi acompanhada pelos secretários municipais das pastas envolvidas. Na ocasião, o supervisor do CIEE em Araçatuba, James Lourenço Júnior, destacou o envolvimento da Administração Municipal no programa. “Desde quando a unidade está no município (há 13 anos), nós nunca tivemos um respaldo tão grande assim da prefeitura”, disse o supervisor.

Presente na aula, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, representou o prefeito Cido Sério. Ela disse que a gestão tem procurado oferecer oportunidades para as pessoas, e que os jovens também devem ser priorizados. “Como o nosso foco é o ser humano, entendemos que criar meios de aproximar os jovens do mercado de trabalho é uma forma de auxiliá-los nessa etapa importante da vida”, destacou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias, falou aos jovens das possibilidades de emprego que Araçatuba vai passar a oferecer, com a instalação de empresas importantes na cidade e a construção do estaleiro da Transpetro. “O mercado é exigente e precisa de gente capacitada. Nós queremos que vocês tenham a chance de ingressar no mercado de trabalho”, disse. Por isso, a Prefeitura e o CIEE, além de oferecerem a orientação, vão elaborar um banco de dados de todos os alunos que participarem da oficina, para que, futuramente, eles possam ser indicados para empresas.

O curso

Com a proposta de facilitar a aproximação de alunos do Ensino Médio do mercado de trabalho, o programa tem por objetivo promover o autoconhecimento dos jovens e informá-los a respeito do mundo do trabalho, de modo a facilitar a reflexão sobre a escolha e a construção de uma identidade profissional. Além da atividade desta sexta-feira, serão ministradas aulas nos dias 8 e 15 deste mês, em duas turmas de 26 alunos cada.

Para participar das oficinas, os estudantes fizeram a inscrição durante o mês de setembro na SMDERT e nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). As aulas são gratuitas e realizadas no CIEE. Cada encontro tem duração de duas horas. Os temas trabalhados são os seguintes: reflexão acerca do ato de escolher, conhecendo o mercado de trabalho, expectativa e autoconhecimento, conhecendo as profissões e as habilidades profissionais, desmistificando preconceitos a respeito das profissões, assistência no desenvolvimento do currículo e dicas para comportamento em entrevistas.

Da esq. p/ a dir.: James (CIEE), Cidinha (SAS), Carlos Farias e Guilherme (SMDERT)

Nenhum comentário: