quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Guarda Municipal orienta jovens sobre como soltar pipas com segurança

Sob o título “Pipa legal não tem cerol”, a Guarda Municipal de Araçatuba ministrou uma palestra para os participantes do programa Ação Jovem, que é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o governo estadual. A atividade foi realizada em dois períodos nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Vereadores, e contou com a presença de cerca de 50 jovens.

Eles receberam orientações sobre como soltar pipa com segurança e conheceram leis e decretos municipais que regulamentam a atividade. Ficaram sabendo que a Lei 5.020 de 1997 proíbe soltar pipas em vias públicas, mas que o Decreto 8.379 do mesmo ano autoriza essa atividade em locais apropriados, como campos esportivos, clubes associativos, loteamentos sem construção e na zona rural. Souberam também que é proibido comercializar o cerol, segundo a Lei 6.726 de 2006.

A palestra é ministrada há mais de cinco anos em escolas municipais, no período que antecede as férias. Ela é conduzida pelos guardas municipais Jorge de Oliveira Siqueira e Samara Bueno, que destacaram que, em hipótese alguma, as pessoas podem usar o cerol na linha para soltar pipas, devido ao perigo que ele representa para a vida das pessoas. Na ocasião, os palestrantes exibiram algumas fotos de pessoas que tiveram partes do corpo – especialmente o pescoço – cortadas por linhas de cerol.

Samara afirmou que a palestra teve por objetivo conscientizar os jovens sobre o perigo do uso da linha cortante e de empinar pipas em locais inapropriados. “Queremos mostrar que é possível soltar pipa de forma responsável e prazerosa. Com diversão, mas sem colocar a vida das pessoas em risco”, disse. Já Siqueira ressaltou que esse trabalho de conscientização é um serviço que beneficia toda a sociedade. “Por isso, é importante que os jovens sejam agentes multiplicadores dessas informações”, afirmou.

No material de divulgação da campanha “Pipa legal não tem cerol” os palestrantes indicam as seguintes regras de segurança: não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos, nem perto de fios telefônicos, elétricos ou de antenas; procurar lugares abertos, como parques e campos de futebol; se a pipa enroscar nos fios, não tentar tirá-la; não usar linha cortante (cerol); não empinar pipas em lajes e telhados; e ter cuidado por onde pisa e com as ruas e lugares muito movimentados.

Nenhum comentário: