segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Recadastramento para o Bolsa Família precisa ser feito até o final do mês

O Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Assistência Social (SAS), convoca os beneficiários do Bolsa Família que ainda não fizerem o recadastramento a procurar a sede do programa até a última semana deste mês. Quem não comparecer para fazer a atualização de dados pode ter o benefício cancelado. Na cidade, cerca de 4,7 mil famílias recebem o auxílio, que varia de R$ 22 a R$ 200.

A atualização cadastral começou em janeiro e ela deve ser feita a cada dois anos. O programa foi criado pelo Governo Federal em 2003 e tem o objetivo de transferir renda às famílias em situação de pobreza, desde que elas atendam às condicionalidades, como frequência escolar dos filhos e acompanhamento do calendário vacinal das crianças. Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recomendou um novo procedimento. O órgão estipulou prazos diferentes para o atendimento das famílias, de acordo com o número final do cartão do usuário.

Conforme explica a coordenadora do Bolsa Família na cidade, Vera Lúcia Franco Nava (foto), quem tem o cartão com final 1, 2, 3 ou 4 deveria fazer o recadastramento até abril; o usuário cuja cartão tem final 5, 6 ou 7, entre maio e julho; e as famílias que tem cartão com final 8, 9 ou 0, até outubro. “Essa foi uma recomendação do MDS para agilizar o atendimento. No entanto, as famílias que perderam esse prazo recomendado podem nos procurar até a última semana de outubro”, destaca.

Documentos

Para isso, um representante do grupo precisa levar os seguintes documentos originais dos membros da família: Certidão de Nascimento (solteiros), Casamento (casados), Averbação (separados) e Óbito (viúvos); Carteira de Trabalho de todas as pessoas a partir de 16 anos; último holerite, se tiver registro em carteira; RG, CPF e Titulo de Eleitor.

É necessário também apresentar comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone), comprovante de matricula dos filhos; e, se for o caso, Termo de guarda de neto(s), sobrinho(s) e outros. Se a pessoa não tiver registro em carteira e for aposentada, precisa levar o extrato do beneficio da aposentadoria. Quem tem idade a partir de 55 anos, e que não recebe esse auxílio, tem que levar uma declaração do INSS constando que não possui nenhum benefício.

Serviço:

Recadastramento do Bolsa Família
Endereço: Praça do Relógio. s/n, centro (antiga Estação Ferroviária, ao lado terminal de ônibus da TUA)
Horário de a atendimento: das 8h30 às 16h30 (seg. a sexta)
Informações: 3608-7081

Nenhum comentário: