sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Consciência ambiental e diversão são focos de atividades no Peti

Em alusão ao Dia da Criança - celebrado na próxima terça-feira (12) -, a Secretaria de Assistência Social de Araçatuba realiza uma série de atividades no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), no bairro Alvorada. Nesta sexta-feira (08), houve no local um concurso de dança, apresentação e entrega de brinquedos feitos com materiais recicláveis, além de exercícios na cama elástica.

Segundo a coordenadora do programa na cidade, Olga Cristina de Arruda Ramos Saito, os eventos têm por objetivo enfatizar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança e estimular a consciência ambiental, visto que parte da programação é voltada para a questão ecológica.

Olga Cristina destacou que os brinquedos apresentados nesta sexta-feira foram confeccionados pelas próprias crianças na Oficina de Arte e Educação. Elas reutilizaram garrafas peti para fabricar pequenos cofres estilo “porquinho” e objetos para assoprar bolhas de sabão. “Nossa ideia foi mostrar para as crianças que é possível construir brinquedos divertidos, bonitos e praticamente sem custo”, enfatizou a coordenadora do Peti.

Consumo responsável

Além disso, de acordo com Olga Cristina, os atendidos pelo programa tiveram orientações sobre consumo responsável e foram estimulados a resgatar suas potencialidades. “Ao fabricar seu próprio brinquedo, a criança desenvolve a criatividade e aprende a valorizar mais o objeto”, disse a coordenadora. Ela afirmou também que, nesta semana, as crianças e adolescentes visitaram a Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta seletiva na cidade.

“Eles estiveram em todos os departamentos da empresa, aprenderam como os materiais são separados e formas de reciclagem, além dos benefícios da coleta seletiva”. As crianças, na companhia de suas mães e monitores do Peti, também visitaram o antigo aterro sanitário. Na semana passada, a turma foi até o Peba (Parque Ecológico Baguaçu), onde conheceram espécies de plantas e viram de perto o ribeirão que dá nome ao parque.

Programação

Olga disse que programação continua na semana que vem, com sessão de cinema na quarta-feira (13) e gincana no dia seguinte. O encerramento será marcado com uma Festa do Sorvete, na sexta-feira (15). Mantido pelo Governo Municipal em parceria com o Governo Federal, o Peti em Araçatuba atende 85 crianças e adolescentes, com idades entre sete a 15 anos.

Nenhum comentário: