quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SAS e INSS reúnem assistentes sociais

Com o objetivo de melhorar a rede de proteção social em Araçatuba, a Secretaria de Assistência Social (SAS) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fizeram uma reunião na tarde desta terça-feira (5). Assistentes sociais dos dois órgãos estiveram presentes para discutir como podem atuar conjuntamente no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, participou do encontro, que ocorreu na sede do instituto federal na cidade. Na ocasião, ela falou dos programas e serviços prestados pelo Governo Municipal e disse do interesse da gestão em firmar parcerias. “Nós temos buscado aprimorar nossa rede. Criamos equipamentos e reestruturamos outros, mas entendemos que esse trabalho precisa ser ampliado por meio de parcerias com entidades, associações, iniciativa privada e órgãos públicos”, disse.

Uma das motivações para a realização do encontro foi o fato de o INSS e a SAS atenderem o mesmo público, principalmente aposentados. Segundo a responsável pela Proteção Social Básica da SAS, Márcia Moreira Lavoyer, a parceria pode fazer com que mais pessoas conheçam os Centros de Referência de Assistência Social e usufruam dos serviços que eles prestam. “Quem procura o INSS pode ser atendido nos CRAS. Temos uma equipe técnica com psicólogos, assistentes sociais e ainda oferecemos cursos e orientações”, destacou.

Além disso, a atuação conjunta visa prestar informações aos usuários sobre seus direitos e onde os requisitar. Dessa forma, por exemplo, a pessoa que precisa protocolar no órgão federal um benefício como o Amparo Social ao Idoso poderá ser encaminhada para um dos CRAS ou programas da rede. Também as assistentes sociais da Secretaria poderão destinar pessoas para o INSS, que já tem feito palestras nos centros de referência sobre os benefícios que instituto oferece.

Nenhum comentário: