segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Semana Mundo Unido inicia na Casa Abrigo

A Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o Movimento dos Focolares (do italiano: focolare: lareira, lar, casa), deu início à Semana Mundo Unido neste domingo (17). E o local escolhido para iniciar as atividades foi a Casa Abrigo, que acolhe cerca de 40 crianças e adolescentes em situação de risco, de abandono ou que tiveram seus direitos violados. A residência é mantida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Na ocasião, foram servidos lanches e desenvolvidas diversas brincadeiras, rodas de conversa e música. De acordo com a representante do Movimento dos Focolares e organizadora da semana, Fátima Aparecida Celestino de Brito, o principal objetivo do evento é promover a paz, o diálogo e a solidariedade. “Nós passamos por muitas tribulações na vida, no dia-a-dia, então a proposta é pararmos num determinado momento para dar espaço ao amor”, disse.

Presente no evento, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, falou sobre a importância da união entre as pessoas para causas como esta. “Unir a sociedade, o Governo Municipal e as instituições que trabalham pelo humano é uma meta desta administração. E para que haja união é preciso vencer os preconceitos, por isso nós precisamos nos aproximar das pessoas e demonstrar um pouco mais de carinho, ver o lado bom de cada um e deixar nosso interior ser transformado pela solidariedade”, disse Cidinha.

Já o prefeito Cido Sério (foto) agradeceu aos parceiros do evento e disse que ações como a Semana Mundo Unido tomam uma dimensão maior porque são feitas com amor. E acrescentou: “Juntar pessoas para fazer o bem, criar uma corrente do bem, é o que o mundo precisa. Milhares de pessoas fazem alguma ação como esta no mundo todo. Elas estão plantando sementes de solidariedade”, disse.


A Semana

A ação ocorre anualmente, desde 1996, em várias partes do mundo envolvendo crianças, jovens e adultos, instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, para que valorizem as iniciativas que promovem a fraternidade e a paz. Esta é a segunda vez que o evento acontece em Araçatuba, sendo que a primeira foi em 2009, também em parceria com o Governo Municipal.

Neste ano o tema do evento é “Mundo Unido, Encare Esse Desafio”, e o foco das ações está relacionado à preservação do meio ambiente. Por isso, uma tenda está armada na frente da Acrepom (Associação dos Catadores e Recicladores de Papel e Outros Materiais Recicláveis de Araçatuba) para que as pessoas, durante os dias úteis da semana, levem embalagens longa vida (tetra pak) ao local, como forma de apoio a projetos de reciclagem.

Os materiais também podem ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no Peba (Parque Ecológico Baguaçu) e no Zoológico Municipal, para que, depois, sejam encaminhados para a Acrepom. As escolas municipais também terão participação ativa na Semana. Educadores, alunos e pais estão sendo avisados para que, na quinta-feira (21), levem às unidades embalagens limpas.

A última ação ocorrerá na sexta-feira (22), às 19h30, na Câmara Municipal. Nesse dia, haverá apresentação de relatório do evento, entrega simbólica das embalagens longa vida e apresentação de vídeo. As secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Assistência Social e de Esporte, Lazer e Recreação são parceiras nos eventos.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa semana mundo unido é d++++++++++++++++++ eu tive o orgulho de participar dela